quarta-feira, 25 de março de 2009

APRENDENDO COM A ÁGUIA




A águia é conhecida em toda terra como a rainha das aves. Ela é a ave mais forte que existe na terra, podendo conduzir em vôo, animais pequenos e até mesmo uma criança, tamanha sua resistência.
Ela é a ave que voa mais alto, somente igualada em capacidade de vôo ao condor. Na Antiguidade, vários países conquistadores usavam, como insígnias de seus exércitos, a figura de uma águia. Os exércitos romanos, os impérios da Rússia, da Áustria, da Prússia e até mesmo Napoleão também adotaram a águia como brasão.
Nas Escrituras Sagradas, a águia é mencionada pelo próprio Deus como símbolo de “uma nação que voa como a águia contra ti de longe, da extremidade da terra, cuja língua não compreenderás; uma nação de rosto arrogante, que não respeitará ao velho, nem se compadecerá do moço...” (Dt 28.49.50).
A estrutura da águia é diferente da de todas as outras aves. Todas as aves que existem no mundo têm uma estrutura óssea comprida, mas a da águia é cilíndrica; por isso, ela é a única, de grande porte, que pode voar e descansar enquanto voa, ao contrário das outras que precisam descer para descansar.
A águia faz o seu ninho nas rochas e penhascos mais elevados, e nas árvores mais altas, para proteção e segurança de seus filhotes; por isso, é comparada aos seres celestiais (Ez 1.10; Ap 4.7).
A águia é a única que enfrenta uma tempestade. As demais, ao pressentirem uma tempestade, escondem-se. A águia, porém, passa por sobre a tempestade, e voa acima da turbulência das nuvens.
Ela tem a visão mais apurada do mundo animal. Em Jô 39.28.29, está escrito: “Mora no penhasco, e ali passa a noite, sobre o cume do penhasco, em lugar seguro. Dali descobre a presa, seus olhos a avistam de longe”.
Ao longe, de distancias impossíveis a olhos humanos, a águia avista a sua presa. Segundo os cientistas, ela pode enxergar até três quilômetros de distância.
Ainda resta acrescentar o tamanho da águia adulta. A envergadura das asas, de ponta a ponta, pode alcançar dois metros ou mais. Como pode uma ave desse porte voar acima de três mil metros de altura? As penas de vôo (que se chamam remígios) chegam a ter 50cm. As pontas das asas são fendidas de modo que ela possa abrir os remígios separadamente, como se fossem dedos. Com todo esse equipamento, ela pode considerar-se a “senhora do espaço”.
Diante de tantas qualidades, podemos entender que Deus criou a águia com propósitos especiais, para que nós pudéssemos extrair dela lições para nossas vidas. Tanto no Antigo, como no Novo Testamento, a águia é comparada a diversas qualidades divinas e humanas.
A águia é um animal forte.
João Evangelista declarou: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes” (1 Jo 2.14). Fortes como águias.