quarta-feira, 29 de abril de 2009

Como manter talentos e motivar funcionários sem ter salários competitivos?


Existem várias formas de motivar e manter talentos em uma empresa. Salários e benefícios são apenas duas delas e nem sempre são as mais importantes para a pessoa se sentir motivada. Importante ter salários competitivos, pelo menos na média do mercado, mas isso pode apenas não desmotivar uma pessoa e jamais garantirá a motivação dela. Se o salário for abaixo do mercado, a pessoa pode até se desmotivar, mas se o salário for acima da média não será garantidor de motivação. O que tenho visto em muitas empresas e que motiva as pessoas é quando elas se sentem parte de algo que transcende o trabalho, as metas, o resultado. Quando elas sentem que participam de uma causa, quando têm uma bandeira nobre, quando percebem que existe um porquê. Isso pode atenuar os efeitos de sacrifícios que às vezes elas têm de fazer.
Sempre sugiro aos lideres que ofereçam uma causa em vez de oferecer simplesmente empregos ou apenas cobrar resultados. Resultados e metas são importantes, obviamente. Mas o motor da motivação é o senso de propósito comum, a percepção de que a pessoa participa de algo nobre, está construindo algo que enche a pessoa de orgulho, de ser parte daquela equipe, grupo, clube, família, empresa.
No meu mais recente livro Você é do tamanho dos seus sonhos (Agir Negócio, 2009), eu coloco de forma clara que as pessoas se motivam quando são parte de um sonho coletivo, cabendo ao empreendedor transformar seu sonho pessoal em uma causa coletiva que simboliza o rumo do seu negócio.