segunda-feira, 27 de abril de 2009

O estresse pode ser bom para você !!!


Da próxima vez que você reclamar que seu chefe lhe deu muito trabalho e que sua rotina está pesada demais, saiba que isso pode ser bom para sua saúde. Várias pesquisas estão sendo desenvolvidas para analisar os efeitos positivos que o estresse do dia a dia pode gerar.
Por enquanto, a conclusão é que, em pequenas doses, um estado de tensão traz benefícios (confira, ao final do texto, um questionário para saber em que estado de estresse você se encontra). Para o médico Marios Kyriazis, especialista em geriatria e presidente da Sociedade Britânica de Longevidade, o estresse não é uma via de mão única, que leva sempre a uma doença.
Curtos períodos de estresse podem ser benéficos ao seu sistema imunológico e diminuir os riscos de doenças como Alzheimer, artrite e alguns tipos de câncer. “Temos uma tendência a culpar o estresse por tudo, da exaustão ao mau humor, até doenças cardíacas, mas isso é um mito”, diz Kyriazis. O que conta é o nível do estresse. Pequenas doses espaçadas no tempo, como tarefas a serem cumpridas rapidamente durante o expediente, são suficientes. “Muitas pesquisas estão apontando que níveis moderados de estresse favorecem a produção de proteínas regenerativas que sustentam células do cérebro, fazendo-o funcionar na capacidade máxima. Essas células fortalecem as conexões neurais que se deterioram com a idade”, afirma o médico.