sexta-feira, 24 de julho de 2009

Inovar para reduzir gastos com energia


A redução no consumo de energia permitiu que o Hotel Jangadeiro, de Recife (PE), reabrisse as portas depois de oito anos fechado. “Um dos principais custos que tínhamos aqui era o de energia elétrica, então fizemos várias ações para reduzir o consumo, muitas delas acompanhados com o pessoal do Sebrae. Com isso, ganhamos o prêmio Procel de 2006”, conta Roberto Costa, um dos donos do negócio familiar.
O empresário trocou equipamentos: ar-condicionado, boilers e elevadores. Colocou chaves eletrônicas nos apartamentos e, principalmente, inovou nos processos da cozinha, lavanderia e administração. Isso envolveu a organização dos funcionários, orientados a prestar atenção a detalhes como apagar luzes desnecessárias.
“A nossa redução de energia foi mais que 50%, o que nos levou a ter um fluxo de caixa mais amplo para fazer os investimentos. Reativamos o hotel com 20 apartamentos. Hoje, são 90 quartos, 12 salões de eventos, 2 restaurantes e piscina.”, comenta Costa. Os donos do estebalecimento ainda querem mais: “Estamos pensando na ampliação do Jangadeiro para 220 habitações”, planeja Roberto.