sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Implante de coluna desenvolvido por neurocirurgião


SIOUX FALLS, South Dakota, 27 de agosto /PRNewswire/ -- A Sanford Health , abrangente fornecedora de cuidados com a saúde na região do meio-oeste superior, anunciou hoje que um implante de coluna desenvolvido por Wilson Asfora, neurocirurgião da Sanford Clinic, médico da Sanford Clinic Neurosurgery & Spine, recebeu autorização de uso e comercialização 510(k) da Food and Drug Administration (FDA) americana como dispositivo de fusão somática intervertebral lombar.
Em 14 de agosto de 2009, a FDA deu a autorização 510(k) para o Asfora Bullet Cage, produto destinado ao uso em cirurgias de fusão intersomática lombar posterior para tratar doença degenerativa do disco. O Asfora Bullet Cage será fabricado e vendido pela Medical Designs, LLC, empresa de Sioux Falls pertencente ao Dr. Asfora.
"Parabenizamos o Dr. Asfora pela aprovação da FDA para seu implante de coluna", disse Dave Link, Vice-Presidente Executivo da Sanford Health. "Na Sanford Health, nossa meta é promover um ambiente que apoie os esforços de nossos médicos para desenvolver soluções inovadoras para o mercado global de cuidados com a saúde." Comentando a aprovação da FDA, o Dr. Asfora disse: "A autorização 510(k) do Asfora Bullet Cage representa a culminação de uma década de pesquisa clínica. A experiência clínica até o momento demonstra uma taxa de até 98 por cento de fusão intersomática de um ou dois níveis em centenas de casos usando simplesmente osso coletado localmente sem complicações inesperadas e sem o uso de parafusos pediculares e Proteína Morfogênica do Osso."

O Dr. Asfora atua atualmente como neurocirurgião na Sanford Clinic em Sioux Falls. Ele é especializado em neurocirurgia de adultos e pediátricas, cirurgia da coluna, cirurgia de tumores cerebrais, cirurgia cerebrovascular, cirurgia do nervo periférico, radiocirurgia e neurocirurgia funcional, incluindo Estimulação Profunda do Cérebro para Distúrbios do Movimento.