segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Matadouro reestruturado, população tranqüila


O Matadouro Municipal de Taquaritinga do Norte vive uma nova fase e está sendo alvo dos mais diversos elogios. Após passar por uma série de mudanças e reparações, o ambiente agora está mais limpo e melhor equipado. Há cerca de três meses, foi criado o seu estatuto, o que está garantindo mais organização ao lugar. Funcionários hoje trabalham fardados e capacitados. A carne só é liberada após passar por um intenso processo de inspeção e está chegando mais cedo aos açougues.
Com a criação do estatuto, dentre outras regras, só são abatidos os animais que chegam ao matadouro no dia anterior. Isso é para que eles tenham o jejum necessário, o que melhora a qualidade da carne. Sob a responsabilidade do veterinário Josenilson Saraiva, a inspeção é feita desde a chegada do animal até a saída da carne, que só é liberada para ser conduzida em veículo apropriado. Saraiva é responsável por matadouros em quatro cidades, e garante que a Dália da Serra se destaca. “Hoje Taquaritinga possui um dos melhores matadouros da região”, afirmou.
Essa qualidade reconhecida também está na capacitação dos funcionários, que receberam treinamento e fardamento apropriados. Com a organização da ordem de matança, a carne está chegando ao seu local de venda mais cedo. Antes a conclusão dos trabalhos no matadouro só acontecia por volta das 16 horas da sexta-feira, e hoje essa hora foi antecipada para o final da manhã. “Tudo melhorou, o matadouro está mais limpo, mais organizado, a carne está chegando mais cedo ao açougue de Pão de Açúcar e eu não estou mais perdendo meus fregueses”, revelou José Cristóvão Filho, marchante há 15 anos.
Além destas mudanças, foi instalado um guincho elétrico, novas grades para canaletas de sangria, construída uma fossa seca, restaurada toda a instalação elétrica, adquiridos instrumentos apropriados para abate, esfola e corte e instaladas cercas para proteção do local. No entanto, a Secretaria de Agricultura e engenheiros já elaboraram o projeto para a construção de um novo matadouro e estão apenas esperando aprovação do SICONV (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – ferramenta do Governo Federal criada para agilizar e dar mais transparência ao processo de liberação de recursos). Essa construção atenderá à norma do Ministério Público, que diz que o matadouro deve estar localizado a uma distância mínima de dois quilômetros da área urbana.