sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Os 7 mandamentos para dar vida longa às máquinas

O avanço da tecnologia tem tornado cada vez mais efêmera a vida útil dos aparelhos eletrônicos. Um computador de uso corporativo, por exemplo, dura no máximo três anos. Depois disso, problemas como paradas inesperadas, aumento da infecção por vírus e perda de informações tornam-se tão frequentes que a troca ou aluguel de equipamentos novos será inevitável. Mas existem medidas que minimizam o desgaste. Pequenas Empresas & Grandes Negócios levantou com consultores os sete mandamentos para minimizar perdas, melhorar a eficiência e ampliar a vida útil das suas máquinas.


>>>INVISTA EM MEMÓRIA
Se o computador da sua empresa está lento, uma boa solução pode ser o aumento da memória RAM. Para melhorar o desempenho, o ideal é instalar pelo menos 1 gigabyte. “Dá uma acelerada e aumenta bastante a vida útil, mesmo para quem tem um processador mais lento, como o Celeron”, afirma Ivair Rodrigues, diretor de pesquisa da consultoria especializada em tecnologia ITData.
>>>ATUALIZE OS SOFTWARES
A versão desatualizada de um software pode estar atrapalhando o bom desempenho da sua máquina. Ter programas em dia é fundamental para haver uma boa performance — e também para evitar ser infectado por algum vírus novo na internet, segundo Alexandre Andrade, diretor da consultoria especializada Growth. Outra opção é desinstalar o software e instalá-lo novamente.


>>>TROQUE O HARD DISK
Trocar o Hard Disk é acessível, no caso dos desktops, e pode ajudar a prolongar a vida útil das máquinas. “Muitas empresas ainda trabalham com máquinas que possuem HD de 20 ou 40 gigabytes. Isso é muito pouco”, diz Rodrigues, da consultoria ITData. Segundo ele, o ideal é contar com um HD de pelo menos 80 Gigabytes.




>>>USE UM HD EXTERNO
Arquivos pesados, apesar de fazerem parte do dia a dia das empresas, podem ser fatais para o bom funcionamento do computador. Para evitar os efeitos colaterais, uma boa estratégia é optar por um Hard Disk externo. Disponíveis no mercado a partir de R$ 150, os HD externos podem ser usados para guardar qualquer tipo de arquivo. A estratégia é viável para usuários de desktops e notebooks.


>>>TENHA EM MÃOS UM PEN DRIVE
Mais baratos que os Hard Disk externos, os pen drives também podem ajudar a desafogar o seu computador. Como grandes arquivos podem atrapalhar o bom funcionamento da sua máquina, selecionar aqueles que não são usados com frequência e salvá-los em um pen drive pode ser uma boa solução. Apesar de simples, a estratégia requer cuidados. Fechar todos os arquivos e desabilitar o pen drive antes de retirá-lo do computador é fundamental para manter o conteúdo seguro. Prestar atenção na procedência do pen drive também é importante, já que a popularização dessa plataforma deu origem a um mercado de produtos piratas de baixa qualidade.


>>>FAÇA UM REGULAMENTO
Segundo Rodrigues, da ITData, pelo menos metade do conteúdo arquivado em um computador corporativo é pessoal ou não é do interesse da empresa. Se entre essas informações estiverem arquivos pesados, como fotos ou músicas, por exemplo, o funcionamento das máquinas pode ser comprometido. Além disso, existe o risco de contaminação por vírus ao expor o hardware aos interesses dos funcionários. Para evitar esse tipo de problema, a empresa deve formalizar um regulamento que deixe claro o que é permitido instalar e baixar nos computadores.


>>>COMPRE UM ANTIVÍRUS
Existem muitas armadilhas na internet que podem reduzir a vida útil do seu computador, como clicar em um link contaminado ou fazer o download de um programa ou arquivo suspeito. Para prevenir danos, é fundamental contar com um antivírus atualizado. Apesar de os programas antivírus terem perdido parcialmente a eficácia nos últimos anos em virtude da sofisticação dos hackers, eles ainda representam uma alternativa de proteção. De acordo com Andrade, da consultoria Growth, as empresas devem optar por antivírus com boas referências e atualizados constantemente.