sábado, 26 de setembro de 2009

O futuro da hidroponia


O cultivo hidropônico, no qual as plantas crescem em meio líquido, ganhou um novo sistema, que promete potencializar a produção com alguns simples detalhes físicos, e ser menos agressivo ao meio ambiente. A chamada Horta Omega, criada pela empresa canadense Omega Garden, possibilita uma produção 5 vezes maior por watt de energia consumido e menor uso de água, na comparação com outros sistemas que utilizam iluminação artificial. Isso porque as plantas crescem mais rapidamente em um espaço reduzido.

Segundo os fabricantes, o sistema pode ser usado tanto por agricultores quanto por quem produz pequenas hortas em casa.
Horta Omega realiza a rotação constante das plantas.
As plantas cresceriam mais rápido devido à sua disposição: elas ficam dentro de uma espécie de cilindro e no centro dele lâmpadas LED substituem a luz natural, mas não gastam muita energia. Todas as plantas no cilindro recebem a mesma quantidade de luz. Além disso, o consumo de água é reduzido em 99%.
Outro diferencial da Horta Omega é o sistema “carrossel”. Os cilindros possuem uma rotação constante que movimenta as plantas e potencializa seu crescimento. Estando em movimento, as auxinas (hormônio relacionado ao crescimento) se distribuem melhor em toda a planta, fazendo-as crescerem igualmente. E a horta não ocupa tanto espaço.