sábado, 31 de outubro de 2009

Turismo rural, rota cheia de aroma


Na 'Rota do Café Especial', os visitantes acompanham a safra e fazem degustação do produto
Com a missão de tornar a microrregião da serra da Mantiqueira reconhecida pela qualidade do café, os proprietários da fazenda Sertão criaram a Rota do Café Especial, um passeio inspirado nas visitas às regiões vinícolas do Brasil. 'Desenvolvemos um roteiro semelhante ao do Vale dos Vinhedos, onde as pessoas passeiam pela fazenda, acompanham o desenvolvimento da safra de café e, ao final, degustam o produto numa mesa colonial com queijos, pães e diferentes versões da bebida', conta o cafeicultor Hélcio Carneiro Pinto Junior, idealizador do projeto.
O Brasil se posiciona hoje como o maior produtor mundial de café, mas é o terceiro maior consumidor da bebida. ' Nosso intuito é divulgar o produto para que o brasileiro consuma o café especial', diz Junior. O produtor acredita que através da realização de um trabalho educativo, o comprador leigo passará a escolher melhor o café que ele consome.
O mirante traz uma vista privilegiada da produção de café da região
'Durante o passeio é possível ver como o trabalho é desenvolvido nas lavouras, acompanhando além do processo de produção, toda a rastreabilidade da bebida, considerada uma das mais complexas do mundo. 'Fizemos parcerias com os hotéis de São Lourenço, MG, que divulgam o roteiro. Trazemos pequenos grupos para conhecer as lavouras. Durante o passeio é possível conhecer algumas variedades cultivadas numa das regiões mais privilegiadas para a produção de café gourmet do país', diz.
Junior conta que a rota nasceu naturalmente, pois a família proprietária da fazenda Sertão, que mantém a tradição centenária de cultivo de café, recebe muitos compradores estrangeiros de café interessados em conhecer as lavouras. 'O ponto alto do passeio é o mirante, com vista privilegiada da região e de onde se pode avistar os mais antigos pés de café da fazenda, plantados no início do século passado' diz Junior, Também é possível conhecer um pé de café bourbon, variedade tida como a melhor da região.