sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Mercado de sorvete cresce com a proximidade do verão

Sorvetes de massa são os mais consumidos pelos brasileiros
Basta a temperatura subir para o consumo de sorvetes crescer. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de
Sorvetes (ABIS), por ano são produzidos no Brasil mais de 950 milhões de litros de picolés e sorvetes e 70% do total é consumido durante o verão. A perspectiva do setor é terminar 2009 com um crescimento de 3% em comparação ao ano passado.
O mercado movimenta em torno de R$ 2 bilhões por ano e tem espaço para expandir. O brasileiro consome em média 4,7 litros anuais, menos de um terço do consumo per capita de alguns países nórdicos e frios como, por exemplo, a Dinamarca e a Finlândia.
Eduardo Weisberg, presidente da ABIS, afirma que a razão para a diferença de consumo é cultural. “Infelizmente, os brasileiros foram educados para acreditar que tomar sorvete no inverno faz mal, provoca gripes e resfriados. É uma ideia falsa, pois o tempo mais frio não provoca qualquer mal à saúde”.
Os picolés representam 19 % deste mercado, aproximadamente 182 milhões de litros. Os sorvetes softs, mais leves, também têm ganhado espaço na preferência do consumidor. Atualmente são produzidos 84 milhões de litros, participacão de 9% no mercado. Os sorvetes de massa são responsáveis por um volume estimado de 691 milhões de litros, 72%.
Da Redação