quarta-feira, 28 de abril de 2010

Casamento é como dieta: o difícil é a manutenção


No Brasil, de acordo com o IBGE, as taxas de casamentos e recasamentos aumentam todos os anos, mas as estatísticas também mostram uma escalada de divórcios. Normalmente, quem se casa, apaixonado, acredita que o amor tudo resolve, tudo cura, tudo pode. Até deparar com a rotina, a falta de comunicação e as intermitências do desejo. Os problemas do casamento são bolas de neve que crescem com enorme velocidade. As coisas não vão agradar nem um nem ao outro totalmente o tempo todo. O aprendizado é entender que isso não é ruim. Quem decide viver sob o mesmo teto precisa saber que a regra número um do casamento é ceder.

O jogo dos sete erros do casamento

Os mitos da vida conjugal e as soluções para manter o desejo aceso

1º - "Depois do casamento, tudo está garantido"

Muita gente vê o casamento como um fim de linha na viagem da conquista. Uma vez declarados marido e mulher, o casal pode relaxar na aparência, só acordando quando descobrem que o parceiro encontrou outra pessoa.Na verdade, o casamento é uma conquista diária. Isso não quer dizer que uma mulher precisa amanhecer maquiada. Mas é preciso manter o esforço pela admiração do parceiro e isso vale para aparência, atitude, realizações. É preciso inspiração e sedução para ser feliz.

2º - "Você tem de me amar do jeito que eu sou"
O casamento é jogado em dupla. Quem não está disposto a ceder só pode viver sozinho. Qualquer tipo de interação tem de levar em conta limites e acordos. Também no plano afetivo vale a máxima de que a liberdade de um termina quando começa a do outro.Liste, no papel ou mentalmente, tudo que seu marido ou mulher reclama de você. Analise cada um dos itens. Coloque-se no lugar dele. Depois peça que ele faça o mesmo com você. O sucesso da vida a dois depende do conhecimento: tanto de si mesmo quanto do parceiro.

3º "Quando duas pessoas se amam de verdade são uma só"
Anular a individualidade destrói o desejo. Cumplicidade e afetividade são boas até certo ponto. É preciso se esforçar para descobrir o ponto de equilíbrio entre a intimidade inevitável de quem divide o mesmo teto e certo mistério. Ter uma vida própria é um bom começo.

4º -"Você não me escuta, eu não te entendo"
Às vezes homem e mulher não falam a mesma língua. É como se falassem num interurbano por telefones defeituosos. As idas e vindas num relacionamento, nada mais comum. Quando tudo vai mal, o diálogo parece um conjunto de ruídos sem sentido. O ideal é uma conversa de qualidade, com um mínimo de calma e respeito com o outro; deixar o orgulho de lado e ter humildade para pedir desculpas.

5º - "É melhor não reclamar para não ter briga"
Em uma união, negociar é preciso. O tempo todo, ou quase isso.Essa necessidade, somada ao cansaço do trabalho, responsabilidade com os filhos e, às vezes, à idéia de que o parceiro está sempre no time contrário, faz com que muitas pessoas prefiram evitar reclamações. Isso é errado. Não dizer nada pode ser compreendido como falta de interesse e pode prejudicar ainda mais o relacionamento. A sinceridade sobre os sentimentos, mesmo que cause batalhas domésticas, leva o casal a resolução dos problemas e aí, brigas excitam sexualmente...

6º -"Os filhos vêm sempre em primeiro lugar"
Aos filhos tudo: a exclusividade da atenção, os programas de fim de semana, as viagens de férias. O casal vira sócio na criação dos pequenos seres. Ou seja: homem e mulher viram pai e mãe. É o início do fim. Noites mal dormidas e o bloqueio do desejo de muitas mulheres são desculpas apenas quando o bebê é muito pequeno. Depois que acaba a fase mais complicada, o casal precisa retomar sua vida a dois e recuperar a intimidade perdida. Escolher alguns sábados do mês para sair e se divertir a dois, sem culpa, é um bom começo.

7º - "Você é responsável pela minha felicidade"
Um dos erros mais comuns e que acaba se multiplicando em muitos outros. O olhar do outro pauta tudo o que somos e fazemos. O relacionamento vira a compensação em potencial de todas as decepções da vida cotidiana. Um peso que destrói casamentos. É melhor flexibilizar a máxima do Pequeno Príncipe, de que "tu és eternamente responsável por aquilo que cativas". Cada um constrói sua própria felicidade, e a interação com o outro é apenas parte dela. O que não significa que casais não tenham de apoiar um ao outro e expressar o amor em palavras e atitudes.

Por Martha Mendonça