sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mistura do etanol à gasolina volta para 25%

A partir da zero hora deste domingo (02/05), o percentual obrigatório de adição de etanol anidro combustível à gasolina retornará para 25%.
A medida foi publicada na Portaria Nº 7, de 11 de janeiro de 2010, assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em decorrência de decisão do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (CIMA), conforme Resolução Nº 1, que vigorou durante 90 dias.
“A redução temporária na mistura teve por objetivo regularizar o abastecimento e amenizar o aumento de preços, causado, em grande parte, pelos problemas climáticos na safra passada”, explica o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Bertone.
Segundo ele, a redução de cinco pontos percentuais na mistura resultou em oferta adicional de etanol hidratado de 100 milhões de litros por mês. A expectativa do secretário é que este ano a produção seja suficiente para abastecer o mercado interno.
Conforme os números divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do total de cana-de-açúcar que será esmagada este ano, aproximadamente 54,6% (362,8 milhões de toneladas) destinam-se à produção de 28,5 milhões de litros de etanol. Desse número, 20,14 bilhões de litros são do tipo hidratado e 8,4 bilhões de anidro. “Esperamos que esse volume atenda a demanda por etanol”, ressalta Bertone.
Por ser um combustível renovável, o uso de etanol adicionado à gasolina melhora a qualidade do ar, especialmente nos grandes centos urbanos, além de contribuir para a redução da emissão dos gases de efeito estufa em até 90%.
Globo Rural Online