domingo, 27 de junho de 2010

Empresário admite que ao montar o negócio “só queria ter uma mesa”



Livro autobiográfico conta trajetória de publicitário pelo mundo do empreendedorismo

O empresário e publicitário Marcelo Ponzoni, fundador e diretor da agência de comunicação Rae,MP, acaba de lançar o livro “Eu só queria uma mesa – Do Tijolinho ao Horário Nobre”, pela Editora Saraiva. Na obra, uma narrativa autobiográfica, Ponzoni apresenta a trajetória de sua vida, desde sua infância no bairro paulistano do Bom Retiro até o seu atual momento como empresário, passando pelos obstáculos que teve de enfrentar no mundo do empreendedorismo. Tudo numa linguagem simples e com bom humor. O livro também aborda temas como gestão de empresas, publicidade, marketing e negócios. A obra foi lançada em evento no bairro Morumbi, em São Paulo, e contou com mais de 400 pessoas.
O publicitário, que acaba de completar 44 anos, está à frente de sua empresa por, literalmente, metade da sua vida: a Rae,MP, que registrou um aumento de 400% no faturamento nos últimos cinco anos, foi fundada por ele em seu primeiro ano de faculdade, quando tinha 22 anos.
O autor falou com Pequenas Empresas & Grandes Negócios sobre sua obra e vida:
-De onde veio a ideia de escrever o livro?
- Eu sempre tive uma família bem estruturada, mas quando tinha uns 15 anos meu pai teve sérios problemas financeiros. Como precisávamos de dinheiro, comecei a trabalhar com vendas aos 16 anos. Mas eu nunca tive uma conexão muito forte com meu pai. Sinto que nunca o conheci, de fato. A minha motivação, portanto, foi meu filho. Ele me inspirou, há três anos, quando comecei a escrever o livro. Queria deixar para ele o relato de minha história e a maneira como eu vejo o mundo.
-E o que o leitor vai encontrar na obra?
- Acima de tudo, uma leitura otimista. Como escrevi pensando no meu filho, usei uma linguagem simples; afinal, ele [que hoje tem 13 anos] precisava entender o que estava escrito ali. Assim, é um pouco voltado para jovens empreendedores. É uma carta de valores. Diria que minha alma está escrita ali. Uma mensagem de não passar inerte pela vida. Eu quis mostrar que todo mundo pode ser um empreendedor, mas que não é fácil: a estrada é longa e árdua. O final, contudo, é gratificante.


Marcus Vinicius Pilleggi