domingo, 27 de junho de 2010

Senador e Governador se enfrentam no primeiro confronto

Jarbas e Eduardo aos cochichos



Até o início do ano, pouca gente imaginava um cenário onde o governador Eduardo Campos (PSB) pudesse enfrentar o maior adversário político, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Um confronto entre ambos parecia impossível. Jarbas foi eleito para o Senado, dizia não estar nada interessado em disputar o Palácio das Princesas novamente e Eduardo tinha uma reeleição pré-consolidada.
Agora, com a festa de oficialização no dia 30 de Junho, em convenções estaduais, o nome dos dois está sendo citado para concorrerem ao governo de Pernabuco, com o primeiro round entre os candidatos.
Não há nome para um confronto desse tipo no boxe, nem na política. Os dois se desafiam há cerca de 20 anos, mas nunca disputaram uma eleição diretamente. Em 1998, Jarbas venceu por mais de um milhão de votos o avô de Eduardo, o ex-governador Miguel Arraes (falecido em 2005). Em 2006, Eduardo devolveu votação semelhante quando enfrentou o nome indicado na sucessão de Jarbas, Mendonça Filho (DEM). A partir da definição da das convenções estaduais, Eduardo e Jarbas estarão frente a frente para discutir o passado, apresentar propostas para o futuro e mostrar quem realmente são quando o poder está em jogo. O Senador Jarbas entra na disputa em condições adversas. Ele é visto como um anti-Lula num estado que adora o presidente e tem pela frente uma eleição sem a máquina estadual. Segundo avaliam adversários e aliados, ele assumiu o risco de entrar numa eleição praticamente ganha para o então Governador Eduardo Aciole Campos.
Uma missão tão árdua como fez Arraes em 1998, quem diria. Mas cada eleição tem uma história diferente. Resta esperar para ver.


Do Blog Paredão do Povo