domingo, 26 de dezembro de 2010

Faça sua verba de marketing render muito mais


Ao contrário do que geralmente se ensina nos cursos de marketing, existem formas muito melhores de ganhar participação de mercado do que com as campanhas de publicidade. Realmente, uma campanha de marketing de massa irá deixar sua marca mais conhecida, mas, em muitos casos, ela não pagará o investimento realizado. Atualmente, muitas empresas estão percebendo que, ao fazerem grandes campanhas, não estão otimizando sua verba, que poderia ser aproveitada de maneira muito melhor.
No dia a dia, boa parte das nossas decisões de compra não é direcionada em primeiro lugar pela propaganda, mas sim por fatores que são analisados na hora da compra, como características do produto, conveniência, atendimento e o preço. Além disso, para uma marca conquistar a fidelidade do consumidor, é muito mais importante proporcionar uma boa experiência no uso do produto do que montar uma bela campanha publicitária.
Outro problema da campanha de marketing é que, geralmente, ela atinge muito mais gente do que o público-alvo do seu produto, e esse desperdício custa caro. Pense em toda a publicidade que chega até você e que não o influencia, pelo simples motivo de você não consumir o tipo de produto ou serviço oferecido. Sempre que se usa um veículo de comunicação em massa, da televisão à mala direta, há muito desperdício. Se for utilizar um veículo, quanto mais específico ele for, melhor, pois tenderá a minimizar o desperdício. Faz muito mais sentido um pet shop anunciar serviços numa revista de animais do que em um jornal de massa, já que a relação custo/público-alvo atingido é muito melhor.
Para fazer sua verba de marketing render e trazer melhores resultados, é importante alocá-la de maneira inteligente e minimizar desperdícios. Uma excelente maneira de fazer isso é destinar a maior parte da sua verba para o momento da decisão de compra, conseguindo gastar seus recursos somente com potenciais compradores. Se seu produto está nas lojas, invista em material de ponto de venda e promotores. Materiais benfeitos, como testeiras e cartazes dentro da loja, com informações favoráveis ao seu produto, ajudarão o consumidor a se decidir e são infinitamente mais baratos do que os veículos de comunicação.
Se você possui um ponto comercial ou até uma rede de lojas, segure as campanhas e invista em primeiro lugar em treinamento e motivação de seus gerentes, vendedores e atendentes. O cliente já está na loja, e é muito mais eficaz garantir que ele compre mais, saia bem atendido e satisfeito. Se quiser fazer campanhas, faça-as com o seu pessoal, premiando aqueles que tiveram melhor desempenho. Será muito mais barato, aumentará seu lucro e trará o consumidor mais vezes ao seu estabelecimento, sem gastar com mídia de massa.
*Por Renato Feder - Graduado em Administração de Empresas pela FGV, mestre em Economia pela USP, professor da Universidade Mackenzie e empresário há oito anos.
Seu e-mail - refeder@hotmail.com