terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Há 20 anos, chegava o celular no Brasil

O pai do celular, Martin Cooper, com o primeiro aparelho. Ele pesava cerca de 1kg

Celulares moderníssimos que fazem coisas incríveis

Há 20 anos, essa revolução da comunicação dava seus primeiros passos na sociedade brasileira. Em 1990, o ministro Oziris Silva realizou a primeira ligação via celular com um dos famosos “Tijolos” para o ministro Jarbas Passarinho. Iniciava-se ali a história do aparelhinho que já soma 200 milhões de unidades em todo território nacional.
O celular ao longo de sua história passou por profundas transformações tanto no design quanto no software e no conteúdo oferecido. Através dele, hoje é possível acessar contas bancárias, ver TV, ouvir rádio ou simplesmente mandar mensagens de texto. Para Carlos Alfredo Soares, radiodifusor e conselheiro da Associação de Rádios e Emissoras do Rio de Janeiro (AERJ) a convergência dos meios de comunicação está vindo pelos móveis.
“Na pratica o que está se consumando é que a convergência está se dando pelo celular. Pelos diversos aplicativos que permitem uma maior mobilidade com qualidade de sinal. Nele, se vê TV, ouve-se rádio, acessa-se a internet, ou seja, diversas funções em um único aparelho que cabe no seu bolso” afirmou o comunicador.
Para Isabel Cristina de 21 anos, celular é um item indispensável para o dia-a-dia. “Eu uso celular mais para diversão, para falar com os amigos e para me manter sempre conectada” diz a jovem.
Atualmente o número de conexões a internet via celular ultrapassou o número de conexões caseiras. As conexões em móveis já chegam a 20 milhões contra 12,8 milhões de conexões na banda larga fixa.
Para o professor do curso de Telecomunicações do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Norte Fluminense (IFF), Anthony Matheus, o aumento das taxas de transmissão de dados catalisou o processo de convergência."Nós já estamos naquilo que chamamos na 3ª geração dos sistemas de telefonia. A principal conquista é aumento das taxas de transmissão. O que isto traz pra gente de novidade? Acaba trazendo a possibilidade da convergência e o oferecimento de serviços que não são só serviços de voz oferecidos inicialmente nos padrões de telefonia analógico. Hoje já é possível envio de mensagens de texto, de mensagens multimídia, transmissão de vídeos agregados, até mesmo a equiparação com serviços de TV e de Radio. Uma série de serviços concorrentes oferecidos em um único aparelho e todos eles em cima de uma única rede, de um único sistema de transmissão." explicou o professor.
Em 20 anos de história, no Brasil, o celular deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser o meio de comunicação mais democrático de todos os tempos, levando comunicação, informação e interatividade aos quatro cantos deste país continente, pondo-o em contato com o mundo através de um botão.

Ururau com informações do Valor Econômico
Siga: twitter.com/siteururau