quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Monumento à independência de Santa Cruz é inaugurado na Câmara de Vereadores

Coronel Osvaldo Lira



Inalguração do monumento



Foi inaugurado na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe (PE), durante a tarde do dia 29 de Dezembro, data de aniversário da cidade, o monumento histórico à independência do município. Datado de 06 de Maio de 1941, o documento, envelhecido e manuscrito em papel paltado, foi entregue à Câmara de Vereadores pelo santacrusense Coronel Osvaldo Lira, que reside em Recife. O manusdrito contém 131 assinaturas de cidadãos santacruzenses, maioria deles de famílias tradicionais, que solicitavam ná época, a independência política da então Vila de Santa Cruz, que ainda pertencia ao município de Taquqritinga do Norte. Para conservação e posteidade, o documento está conservado em um monumento de vidro, exposto na Câmara de Vereadores e poderá ser visitado pela população, enquanto não se faz um museu, onde mais documentos, fotos, e peças antigas estejam expostas. Na ocasião, também foi lançada e apresentada ao público, uma placa metálica que identifica a gestão do biênio 2009/2010, da Casa Dr. José Vieira de Araújo, que teve como pesidente neste período, o vereador Fernando Aragão.
Na cerimônia estiveram presentes, o Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Aragão, os Vereadores Dimas Dantas, Dr. Nanau e Diogo Moraes (Dep. Estadual eleito), o Dep. Federal eleito José Augusto Maia, o Prefeito Antônio Figueiroa, o Coronel Osvaldo Lira e autoridades santacruzenses, bem como familiares dos que subscreveram o documento histórico.
O documento foi doado à Câmara de Vereadores, por meio do Presidente Fernando Aragão, pelo Coronel Osvaldo Lira, no dia 18 de novembro de 2010.
Na mesma tarde, ainda foi inaugurada a Praça Severino Florêncio de Souza (Biu Relojoeiro), no Bairro São Cristóvão, construída através de uma parceria entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal.


Por: Monicky Araújo, com adaptações e fotos de Marcos Dantas.