domingo, 26 de dezembro de 2010

ROCAM, criada em 29 Dezembro de 1999, nasceu trazendo uma nova Filosofia de Vida


Capitão PM - Amilcar - Sub Comandante da CIPMoto/ROCAM-Recife




A ROCAM (Rondas Ostensivas de Apoio com Motocicletas), foi criada há 11 anos, em 29 de Dezembro de 1999, como forma de inovar um modelo de policiamento voltado especificamente para o combate aos delitos praticados por meliantes que utilizam a motocicleta e bicicleta como meio auxiliar de suas investidas criminosas.
Inicialmente, foi implantada como sendo a 5º Companhia do Batalhão de Policia de Radiopatrulha, tendo as suas instalações físicas, situada a princípio no prédio do Quartel do Comando Geral no bairro do Derby, em Recife.
A ROCAM nasceu com a missão de ser referência na modalidade de policiamento com motos na Região Nordeste e posteriormente para todo o Brasil, elevando assim a eficácia e eficiência no propósito de repressão às diversas modalidades de práticas delituosas.
Com a expansão e aceitabilidade por parte da Sociedade do novo modelo de policiamento, em virtude dos resultados positivos apresentados, a então ROCAM, não tinha mais condições de permanecer instalada no Quartel do Derby, vindo no mês de Outubro do ano de 2000, a ocupar o prédio onde estava localizado o 13º BPM, localizado a Rua Tabira, no bairro da Boa Vista.
Posteriormente, como parte de um projeto operacional desenvolvido na Corporação, a ROCAM, passou a integrar no mês de Março do ano de 2001, as fileiras do BPChoque (Batalhão de Policia de Choque), sendo instalada no interior daquela Unidade Militar como a 6ª Cia, vindo novamente no início do ano de 2003 a ser movimentada para as instalações do antigo prédio do Centro Social Urbano(CSU) no bairro da Várzea, com a missão de apaziguar e trazer tranqüilidade aos moradores deste bucólico bairro recifense, haja vista os altos índices de criminalidade que havia no local.
O Modelo de Motopatrulhamento veio para ficar na história da nossa quase bissecular Corporação, vindo em tempo hábil a contribuir no combate a marginalidade, com a sua atuação e grande mobilidade, rompendo obstáculos adversos, com acesso aos locais mais difíceis em suas ações, atendendo as ocorrências em um menor espaço de tempo.
Contando inicialmente com um efetivo de 60 (sessenta) motocicletas da marca Honda do tipo XR-200 e com 135 (cento e trinta e cinco) Policiais Militares, foi conseguida no primeiro ano de sua implantação a satisfatória marca de 128(cento e vinte e oito) armas de fogo apreendidas, além de aproximadamente 210 (duzentos e dez) prisões em flagrante delito, pela pratica dos mais diversos tipos de crime.
Procurando dentro do projeto expansionista da doutrina do Motopatrulhamento, a ROCAM busca cada vez mais especializar os recursos humanos disponíveis, preparando-os para as intempéries do serviço policial, tendo formado um grupamento de policiais para aturarem como agentes multiplicadores da doutrina, mantendo padrão de procedimentos dignos de um fiscal da lei, em que diante da situação foram criados os núcleos abrangendo toda a área territorial do Estado de Pernambuco, tais como os Municípios de: Limoeiro, Surubim, Nazaré da Mata, Vitoria de Santo Antão, Gravatá,Santa Cruz do Capibaribe, Arcoverde, Caruaru, Ouricuri, Salgueiro, Garanhuns, Palmares, Serra Talhada e Belo Jardim e Petrolina.
Fazendo assim, a ROCAM, que no seu início foi Comandada por um Capitão da Policia Militar na época o Sr. André ângelo e tendo como seu Coordenador o Sr. Ten. Cel. PM RR Edelry, conseguiu com a sua desenvoltura , altos índices de combate à criminalidade, tirar do seio da comunidade pessoas que estavam à margem dela, chamando a atenção de outros Órgãos do sistema de Segurança Publica, tendo participado na formação e especialização de Policiais Militares pertencentes às Corporações coirmãs do Rio Grande do Norte e Paraíba, além de Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal , Exercito e Aeronáutica.
Com o advento da Lei nº 12.544 de 30MAR04, foi constituída a CIPMOTO (Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta), hoje sua sede própria estar localizada no bairro de São José e atualmente é Comandada pelo Sr. Major PM, André ângelo, tendo como Sub-Comandante o Sr. Amicar - Capitão PMPE.


Do Blog da ROCAM - Santa Cruz do Capibaribe