sábado, 29 de janeiro de 2011

Cientistas desenvolvem programa que faz plantas detectarem bombas



Folhas mudam de cor na presença de substâncias químicas de explosivos e poluentes

por Globo Rural Online
Reprodução/Youtube
A professora June Medford, em conjunto com sua equipe, "ensinou" as proteínas das plantas a mudar de cor na presença de produtos químicos

Elas nos fornecem alimentos, agradam o olhar e agora podem até salvar nossas vidas. Cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, desenvolveram plantascapazes de detectar substâncias químicas como as debombas e poluentes.

A ideia funciona porque as proteínas receptoras do DNA da planta reagem naturalmente a estímulos ameaçadores, liberando substâncias chamadas de terpenoides para engrossar a cutícula da folha, alterando sua cor. A reação serviu de base para a pesquisa realizada em parceria com oPentágono, sede do Departamento de Defesa americano.

A professora June Medford, em conjunto com sua equipe, "ensinou" essas proteínas das plantas a mudar de cor na presença de produtos químicos. O trabalho é feito com a ajuda de um programa de computador que manipula o mecanismo de defesa natural das plantas, levando seusreceptores a reagir a elementos nocivos de explosivos e poluentes presentes no ar e na água.

+ Pesquisadores criam pimenta jalapeño extragrande

A planta detecta a substância e ativa um sinal interno que faz com que as folhas verdes fiquem brancas. Segundo Medford, as habilidades de percepção dessas plantas são semelhantes ou até melhores que as dos cachorros.

De acordo com a pesquisadora, os resultados da pesquisa podem ajudar a melhorar a segurança de aeroportos, centros de compra e arenas esportivas, além de contribuir para que qualquer pessoa possa identificar se uma água é imprópria para consumo, por exemplo.

+ Cientistas desenvolvem porco que não cheira mal

Os cientistas receberam recentemente uma verba de cerca de R$ 13 milhões (US$ 7,9 milhões) da Agência de Redução de Ameaças dos Estados Unidos, órgão do Departamento de Defesa, para adaptar a descoberta ao “mundo real”, segundo informações do jornal Daily Mail.