sábado, 30 de abril de 2011

Rui Falcão pode ser o novo presidente do PT



Primeiro vice-presidente do PT, o deputado estadual paulista Rui Falcão deve assumir a presidência nacional do partido. Uma definição só será tomada na reunião da Executiva Nacional do partido, no fim de semana, mas segundo o iG ele recebeu apoio das correntes majoritárias da legenda e do ex-presidente Lula, o que o deixa com um pé no cargo.

O nome do deputado paulista ganhou força depois de uma reunião realizada na noite de quarta-feira, na qual o líder do partido no Senado, Humberto Costa (PT-PE), até então tido como favorito, disse que só aceitaria deixar a função para assumir a presidência do PT caso não houvesse outra possibilidade. O aval de Lula, que foi consultado por telefone, derrubou as últimas resistências contra o nome de Falcão.

Vale lembrar que o nome de Rui Falcão apareceu em um escândalo político de 2010 que está totalmente esquecido – o da quebra de sigilo de tucanos e pessoas ligadas ao então candidato do PSDB à Presidência, José Serra. Em um depoimento que deu à Polícia Federal, o jornalista Amaury Ribeiro Júnior, que admitiu ser o responsável pela coleta de informações, afirmou que Falcão, coordenador da campanha presidencial de Dilma Rousseff, infiltrou dois espiões no comitê eleitoral da candidata em Brasília e que eles estariam por trás do vazamento dos documentos.

José Antonio Lima - Do Época