domingo, 31 de julho de 2011

A lata de lixo




Esse foi o tema da redação do vestibular que prestei há um bom tempo atrás. Sem revelar a idade, ok? Falar sobre uma lata de lixo inspirou-me. Fiquei imaginando quanta história estaria lá, papéis repletos de fatos que se relacionavam com vidas, gente de carne e osso, histórias representadas por papéis amassados, tampas de iogurte, guardanapos com marcas de batom, a descartada embalagem de comida chinesa, raspas do lápis que foi apontado, uma caneta usada totalmente em seu repouso final… quantas letras teria escrito? Qual seria o teor daquelas linhas, bilhetes, memorandos, confissões, representações, vida?

Sabemos pelas pesquisas que o mundo ainda não conseguiu lidar racional e sabiamente com seu lixo. A sociedade desperdiça milhares de toneladas de comida, papel e materiais que poderiam ser reciclados, oferecendo o seu potencial a milhares de semelhantes que vivem em condições precárias, à margem do nosso cotidiano! Puxa, são tantos!

Agora, se fizermos um paralelo do lixo e seu potencial com nossa vida e seu potencial, verificaremos que o tratamento desta não é muito diferente daquele. Quantas pessoas estão “jogando fora” seus potenciais de vida, suas capacidades, suas habilidades, por motivos diversos, por pressões sofridas, por conveniências suicidas, por nenhum motivo, simplesmente por não acharem que poderão fazer algo com aquele potencial desperdiçado.

A Bíblia nos mostra que Deus vive querendo aumentar e viabilizar nosso potencial de vida, aquele mesmo que usamos e que desperdiçamos também, jogando-o, muitas vezes, na lata de lixo. Deus é especialista em fazer homens e mulheres felizes e realizados como pessoas. Mas é preciso que estes queiram viver essa experiência. Enquanto não colocarem o todo de suas vidas em suas mãos especializadas não poderão ser transformados e se encontrarem com as portas abertas para que seu potencial natural e o que será acrescido espiritual e materialmente pelo Senhor Deus, seja plantado, nasça e floresça compartilhando seus frutos.

Como você está? Disposto a viver essa experiência radical ou manter seu hábito de vida, correndo, correndo sem chegar, e tendo como triste testemunha do potencial mal empregado e desperdiçado, a analogia da “lata de lixo”?

A Bíblia diz:

“Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Eterno, quem está falando. Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar de todo o coração.”
Livro de Jeremias capítulo 29 versos 11 a 13

“Quando alguém está unido com Cristo, é uma nova pessoa, as coisas velhas se passaram e tudo se faz novo.”
2ª carta aos Coríntios, capítulo 5 verso 17

Meu desafio é para que você entregue o todo de sua vida para que Deus dirija à partir de agora, sabendo qual é a Sua estratégia e viva uma vida com potencial eficazmente aplicado! Experiência própria!

Faça uma oração agora mesmo e entregue-se completamente! Um abraço.


Por Átila - Do Vida. Net