quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Início dos trabalhos da maior comporta do mundo no Porto de Antuérpia



ANTUÉRPIA, Bélgica, /PRNewswire/ -- No Porto de Antuérpia foi iniciada oficialmente a construção da segunda comporta na Margem Esquerda. Nos próximos anos o novo projeto de construção será um dos maiores projetos de infraestrutura da Bélgica com 255 pessoas trabalhando diariamente na construção da maior comporta do mundo. A comporta deve ser inaugurada em 2016 e custará cerca de EUR 340 milhões, dos quais 50% serão financiados pelo European Investment Bank. O Flemish KBC Bank também está disponibilizando uma linha de crédito de EUR 81 milhões e o saldo restante disponibilizado pela Antwerp Port Authority e pelo Governo Flamengo.

Nos últimos anos o desenvolvimento do Porto de Antuérpia tem se concentrado na Margem Esquerda. Com diversos projetos importantes planejados, como a extensão da doca Verrebroek e o desenvolvimento da zona Saeftinghe, é essencial um segundo ponto de acesso ao mar. "A segunda comporta é primordial para a maior expansão do nosso porto na Margem Esquerda do Scheldt", disse Alderman da Port Marc Van Peel. "Com uma segunda comporta e a conclusão do aprofundamento do Scheldt no ano passado, a Antwerp Port Authority está respondendo de maneira apropriada ao aumento da escala do tráfego de embarques e estamos mantendo a nossa posição número dois da Europa."

A nova comporta ficará localizada na extremidade da doca Deurganck e proporcionará uma conexão com o mar entre o Scheldt e o Canal Waasland. A comporta disponibilizará um rápido acesso de embarque para todas as outras docas da Margem Esquerda: a doca Doel, a doca Verrebroek, a doca Vrasene e as docas Insteek Norte e Sul. O design da nova comporta será baseado no design da comporta Berendrecht que atualmente é considerada a maior comporta do mundo. Como a comporta Berendrecht, ela terá 500 metros de comprimento e 68 metros de largura. A nova comporta - a 17,80 metros abaixo do nível datum local - terá maior profundidade do que a comporta Berendrecht e, por isso, passará a ser a maior comporta do mundo ao ser inaugurada em 2016. A execução deste trabalho tão difícil não será fácil. Nos próximos anos serão escavadas pelo menos 9,1 milhões de metros cúbicos de terra. Serão usadas 22.000 toneladas de aço na estrutura, três vezes mais que a quantidade us ada na construção da Torre Eiffel.