segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Geração Ctrl C Ctrl V



Fato da vida real para análise. Um professor da Universidade Federal da Paraíba, Leonardo Rosa Rhode, afirmou ter sido agredido pelo companheiro de uma aluna dentro de sala de aula, por tê-la reprovado ao identificar que trechos de sua monografia foram plagiados da internet. O docente fazia parte da banca de avaliação do trabalho de curso com outros dois professores. Como professor já lidei com situações de plágio. A aluna foi reprovada, fez parte dos eventos de formatura que já estavam programados, mas sem ter concluído o curso. Ela teve que retornar mais um semestre para apresentar sua monografia. Como professor homenageado da turma fui convidado para ministrar a aula da saudade. Lembro-me até hoje os semblantes de ódio dela e de seus pais durante toda a noite, sempre que meu olhar se cruzava com o deles. Fiquei constrangido como se fora eu que tivesse feito algo errado, mas depois da história do professor Leanardo, acho que ainda saí na vantagem. Do mesmo modo os pais de minha aluna, que deveriam ter ficado com vergonha da filha ao apoiarem a atitude dela e demonstrar raiva do professor, terminam por reforçar uma deficiência de caráter de uma filha que deveriam educar moralmente.

Rossandro Klinjey
* Psicólogo Clínico, mestre em Saúde Coletiva, professor das FACISA, FCM e Faculdade Boa Viagem.