segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Propaganda regionalizada do governo federal recebe crítica de Elio Gaspari



Está no ar desde a última quinta-feira uma propaganda do governo federal direcionada para o Nordeste cujo protagonista é “Chambinho do Acordeon”, aquele que fez o papel de Luiz Gonzaga no filme “De pai para filho”.
No filme de cerca de 1 minuto, Chambinho diz o seguinte sobre a seca que castiga o Nordeste (mais de 120 municípios sob estado de emergência apenas em Pernambuco):
“A seca sempre vai existir, mas o sertanejo vai poder se defender cada vez mais dela. O sertanejo é um cabra forte, só precisa de apoio, e vai ter cada vez mais”.
Esse texto de má qualidade e essa propaganda mentirosa mereceram este comentário de Elio Gaspari, “papa” do jornalismo brasileiro, em sua coluna deste domingo:
“Os sertanejos que estão sem o abastecimento de carros-pipa não precisam de propaganda. O que lhes falta é água. Esse tipo de marquetagem no meio de uma seca chega a ser deboche. Para falar sério, o aparelho de autoglorificação da doutora Dilma deveria anunciar, ao fim de cada clipe, quanto gastou na marquetagem e quantos carros-pipa ela pagaria”.