segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Vaticano nega que doença seja motivo de renúncia de Bento XVI



 Nenhuma doença levou Bento XVI a anunciar sua renúncia ao Pontificado, afirmou nesta segunda-feira Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.
Lombardi disse, no entanto, que o próprio pontífice, na carta na qual anunciou sua decisão, explicou que nos últimos meses sentiu diminuírem suas forças físicas.
'No mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações, e abalado por questões de grande relevo para a vida da fé, para governar a nave de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma como eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o Ministério que me foi encomendado', escreveu o papa.
Lombardi afirmou que o papa tem quase 86 anos, os completará no dia 16 de abril, e é 'normal' que em pessoas dessa idade ocorra uma 'queda das forças físicas'.
Perguntado como Bento XVI passará a se chamar quando houver um novo papa e se ele será denominado 'bispo emérito de Roma', Lombardi disse que isso ainda não foi estudado, mas que essa possibilidade não é descartada. Lombardi não descartou também que, já na próxima Semana Santa, o novo pontífice já esteja definido. 

Da  Agencia EFE