domingo, 30 de junho de 2013

Mandela segue em estado crítico, mas estável

 
 
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, segue em estado 'crítico mas estável', anunciou neste sábado o atual chefe de Estado da África do Sul, Jacob Zuma.
'Nada mudou até o momento, mas esperamos que melhore', disse Zuma em entrevista coletiva concedida em Pretória ao lado do presidente americano, Barack Obama.
'Esperamos que muito em breve saia do hospital', acrescentou Zuma.
Mandela completou neste sábado seu sétimo dia em estado crítico em um hospital de Pretória.
 
Madiba -como o ex-presidente é conhecido em seu país- foi internado em 8 de junho em estado 'grave mas estável' por uma recaída de uma infecção pulmonar.
Seu estado passou de 'grave' a 'crítico' no domingo passado, e apesar da melhora dos últimos dias, sua situação não mudou desde então.
'Todo mundo deseja o melhor e uma rápida recuperação a Mandela, e os médicos que o atendem fazem todo possível e são excelentes profissionais', disse Zuma, que lembrou também todas as 'orações' pela saúde de Madiba que chegam da África do Sul e de outros países.
 
O presidente Obama também se referiu a Mandela e disse que o líder está 'nos pensamentos' dos americanos.
'É uma inspiração pessoal para mim e uma inspiração para o mundo', disse Obama durante a entrevista coletiva na sede do governo sul-africano.
Cidadãos anônimos de todas as raças e condições se reúnem a cada dia na entrada do hospital onde Obama está internado para rezar pelo herói nacional, deixar flores e mensagens de motivação