quarta-feira, 12 de março de 2014

Renegociar e procurar a Justiça são alguns passos para se livrar da dívida do cartão de crédito


 
 A procura sobre como resolver a dívida dos cartões de créditos cresceu 50% nos últimos dois meses, revela José Geraldo Tardin, presidente do Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações do Consumo).
“Embora as emissões de cartões tenham diminuído, a concessão de limites maiores e a prática disseminada de promoções do tipo '12 vezes sem juros', levou os consumidores a comprar mais. Uma hora a conta não fecha e o consumidor entra na armadilha do crédito rotativo”, avalia Tardin.
Vale ressaltar que a  dívida no cartão de crédito é a que cobra os maiores juros do mercado brasileiro e do mundo. Somados à multa, juros por atraso e cobrança indevida de comissão de permanência, a conta pode passar dos 15% ao mês sobre as parcelas vencidas e não pagas.
 
- Para ajudar o consumidor a se livrar dessa dívida, o Ibedec selecionou estas dicas que podem ajudar a dar o pontapé inicial. Confira:
 
1 - Procure a administradora de seu cartão de crédito e veja qual a possibilidade de acordo para cancelar ou suspender o cartão, reduzir a dívida e parcelar o pagamento.
 
2- Avalie também, caso seja correntista de banco, a possibilidade de tomar um empréstimo do tipo CDC (Crédito Direto ao Consumidor) para liquidar a dívida do cartão e pagar este empréstimo em parcelas. Os juros do CDC costumam não ultrapassar 3% ao mês.
 
3- Caso não consiga um acordo administrativo ou uma linha de financiamento para quitar a dívida, você pode recorrer a Justiça. Em uma ação judicial, pode-se questionar os juros cobrados (que não podem exceder a média do mercado divulgada no site do BACEN), a capitalização de juros (que é vedada pelo STF), e a cobrança de multas indevidas (acima de 2% conforme Código de Defesa do Consumidor). O consumidor pode conseguir uma boa redução na dívida, mas terá que oferecer um valor para depositar em juízo mensalmente se quiser tirar seu nome do SPC e Serasa, valor este que tem sido fixado no máximo em 30% da renda do cliente. A cobrança de tarifas para emissão de boletos também é ilegal e pode ser questionada.
 
4- Clientes que não tenham o contrato do cartão devem solicitar uma via para a administradora. Caso tenham negado este direito, podem pedir a juntada deste contrato em ação judicial sob pena de multa.