quarta-feira, 30 de abril de 2014

História do motociclismo


motociclismo é a modalidade esportiva que envolve o uso de motos em diversas formas competitivas como velocidademotocrosse outras.
A primeira prova de motociclismo que se tem conhecimento aconteceu no dia 29 de novembro de 1897, em Surrey, subúrbio deLondres, na Inglaterra. A prova, chamada de Motorcycle Scrambles, foi o nascimento do motociclismo de competição. Aliás, os ingleses criaram a expressão "Se existe alguma coisa melhor que motocicleta, Deus guardou-a para si no céu" ("If there is anything better than a motorbike, God must have kept for him in heaven").
Em 22 de dezembro de 1904, é criada a Federação Internacional de Motociclismo. Porém, somente após a 2ª Guerra Mundial que começou a ser realizado o campeonato mundial. O torneio das nações começou a ser disputado em 1947, o Mundial de Cross, em1957. O maior campeão da modalidade foi o italiano Giacomo Agostini, com 15 títulos mundiais em várias categorias. O nome de Giacomo Agostini está indissoluvelmente ligado ao da marca MV Agusta.
No Brasil o termo "motovelocidade" é usado para denominar as competições em autódromos ou circuitos asfaltados, já em Portugal usa-se a expressão "motociclismo de velocidade" ou simplesmente "velocidade". É praticada com motos de rua preparadas ou protótipos de competição.
O dia do motociclista é comemorado no Brasil no dia 27 de Julho